Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Anatel aprova edital de licitação da tecnologia 5G

    A transição para o 5G é considerada a revolução tecnológica mais importante do século, e este será o mais importante leilão de radiofrequências já realizado no Brasil

    Publicado por Grupo Bettencourt
    há 3 anos

    O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, na quinta-feira (25/2), o Edital de Licitação de espectro de radiofrequências para redes de telecomunicações de quinta geração – importante avanço para as discussões sobre a implantação da tecnologia 5G no país e para a agenda do projeto.

    A transição para o 5G é considerada a revolução tecnológica mais importante deste século, e este será o mais importante leilão de radiofrequências já realizado no Brasil. Cada vez mais perto de se tornar realidade, a tecnologia impactará no aumento de velocidade e maior facilidade nas comunicações, além de propiciar uma cadeia de benefícios à população.

    Com qualificação recomendada no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) por meio da Resolução nº 88/2019, o Leilão 5G representa uma revolução para diversos setores, tais como saúde, logística, indústria, planejamento urbano, segurança e agricultura.

    Serão abarcadas as seguintes faixas de radiofrequência: 700 MHz; 2,3 GHz; 3,5 GHz e 26 GHz. A faixa de 3,5 GHz é considerada a principal banda média harmonizada em caráter global para a tecnologia 5G, por meio da qual os dados serão transmitidos em ultravelocidade dos celulares e aparelhos em geral para as torres de comunicação. Em termos de comparação, enquanto o 4G fornece velocidades de até 1 Gbps, o 5G proporcionará uma velocidade de até 20 Gbps.

    Dessa forma, o 5G tem potencial para revolucionar a indústria de telecomunicações, com conexões mais profundas e alcançando regiões brasileiras que atualmente não têm acesso à internet. Estima-se que, atualmente, 20% dos domicílios brasileiros estejam sem oferta adequada ou desprovidos desse tipo de serviço. Com o edital do 5G, a conectividade será expandida para todas as localidades acima de 600 habitantes, o que reduzirá este índice.

    “O leilão trará investimentos bilionários ao setor, permitindo um salto de digitalização ao Brasil, com transformações para diversos setores que se beneficiarão da tecnologia de alta precisão. Sem dúvidas, é um dos projetos que mais devem atrair interesse de investidores, não só pela quantidade de espectro e diversidade de opções do leilão, mas também pelo impacto na vida da população brasileira”, destaca a secretária especial do PPI, Martha Seillier.

    O 5G permitirá, por exemplo, que os fabricantes automatizem operações, remodelem fábricas e gerem novas linhas de produtos. A latência ultrabaixa, ou seja, o tempo total para a comunicação ir e vir – de 1 milissegundo do 5G contra 10 milissegundos do 4G – combinada com a análise de dados e a inteligência artificial, facilitará a colaboração entre pessoas e robôs. Permitirá, também, o controle de máquinas em tempo real. Com a conectividade massiva, todas as máquinas poderão interagir entre si, fornecendo atualizações contínuas. Em resumo, o 5G será a chave para apoiar a conectividade sem fio necessária para alimentar novas fábricas e cidades inteligentes.

    Impacto semelhante acontecerá na saúde. Arquivos de imagem, como ressonâncias magnéticas, poderão ser transmitidos a qualquer lugar em segundos, auxiliando médicos e enfermeiros. Vídeos de alta qualidade e a baixa latência tornarão as cirurgias remotas uma realidade cada vez maior, o que permitirá a pacientes o acesso a especialistas e a procedimentos que não estariam disponíveis por empecilhos geográficos. Além disso, a realidade virtual e a inteligência artificial oferecerão aos médicos informações mais detalhadas e novas possibilidades de atuação.

    O 5G permitirá que o transporte público funcione com mais eficiência e também possibilitará rápida comunicação entre veículos e infraestruturas. Veículos autônomos e sensores embutidos em estradas, ferrovias e aeroportos trarão novos serviços e modelos de negócios para o setor de transportes, além de gerarem dados que se converterão em mais segurança.

    “Se o 4G mudou a vida das pessoas, o 5G vai remodelar a sociedade e os meios produtivos”, prevê o presidente do conselho diretor da Anatel, Leonardo de Morais. “Não se trata apenas de aumento de velocidade, conforme ocorreu na transição da tecnologia de terceira para quarta geração. A quinta geração tem outras facetas, notadamente aquelas relacionadas à Internet das Coisas. A transição para o 5G, tecnologia ainda na sua primeira infância, é um catalisador da inovação e de novas tecnologias, como inteligência artificial, robótica e realidade aumentada”, ressalta o presidente do conselho diretor da Anatel, Leonardo de Morais.

    Com a votação pelo Conselho Diretor da Anatel, após a conclusão dos trabalhos de precificação, o edital será encaminhado para o Tribunal de Contas da União (TCU). A expectativa é de que o leilão seja realizado ainda no primeiro semestre deste ano e de incontáveis benefícios econômicos e sociais para o país.

    Fonte

    • Sobre o autorEcossistema de Negócios
    • Publicações1575
    • Seguidores176
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações73
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/anatel-aprova-edital-de-licitacao-da-tecnologia-5g/1172974773

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)