Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Inaugurado primeiro Centro de Excelência MCTI em Tecnologia 4.0

    O espaço desenvolverá tecnologia com o conceito de Indústria 4.0, baseado em inovações, como internet 5G, automação e robótica

    Publicado por Grupo Bettencourt
    há 3 anos

    Em Sorocaba (SP), nesta sexta-feira (25), o Presidente Jair Bolsonaro descerrou a placa de inauguração do primeiro Centro de Excelência MCTI em Tecnologia 4.0 e fez uma visita ao local. O centro será pioneiro no Brasil no conceito que une conhecimento e inovação, estimulando o desenvolvimento tecnológico, especialmente baseado em internet das coisas (IoT, na sigla em inglês) e robótica.

    Criado no âmbito do Plano Nacional de IoT e da Estratégia Nacional para a Transformação Digital, o centro será integrado ao Parque Tecnológico de Sorocaba, numa parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a prefeitura de Sorocaba.

    O centro desenvolverá tecnologia com o conceito de Indústria 4.0, baseado em inovações, como internet 5G, automação, robótica e IoT, permitindo a comunicação entre máquinas.

    Uso na indústria

    A metodologia desenvolvida no centro será replicada nas indústrias de grande, médio e pequeno porte, universidades, escolas técnicas, entidades e organizações, permitindo a aplicação de novas tecnologias nas áreas de manufatura, logística, capacitação e desenvolvimento de pessoas.

    De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, a expectativa é que o centro contribua para gerar empregos e melhore a competitividade das empresas com maior eficiência e redução de custos.

    “O Brasil não pode ficar para trás nesse momento da tecnologia. Se o país quiser ser competitivo num ambiente internacional, principalmente agora na recuperação da crise, nós precisamos investir nessas novas tecnologias, nas inovações que são consequências dessas novas tecnologias e, principalmente, na automatização de todos os sistemas que são usados nas empresas”, afirmou o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes.

    Entrega de Medalhas

    No local, o Presidente Jair Bolsonaro e o ministro Marcos Pontes também entregaram medalhas a alunos de escolas públicas que venceram a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. O evento é organizado pela Agência Espacial Brasileira (AEB), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

    Fonte

    • Sobre o autorEcossistema de Negócios
    • Publicações1571
    • Seguidores176
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações40
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inaugurado-primeiro-centro-de-excelencia-mcti-em-tecnologia-40/1237919876

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)