Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Sancionada lei que modifica regras relativas ao direito de arena

    Altera a Lei nº 9.615, de 24 de março de 1998, para modificar as regras relativas ao direito de arena sobre o espetáculo desportivo de futebol

    Publicado por Grupo Bettencourt
    há 3 anos

    Governo Federal modifica regras do chamado "direito de arena", alterando que pertencerá à entidade de prática desportiva de futebol mandante o direito de arena sobre o espetáculo desportivo.

    Antes de Publicada a LEI Nº 14.205, DE 17 DE SETEMBRO DE 2021, não havia a indicação do time mandante como titular dos direitos.

    Outra modificação importante, entre outras, foi uma melhor redação quanto a distribuição aos atletas profissionais, em partes iguais, do percentual de 5% (cinco por cento) da receita proveniente da exploração de direitos desportivos audiovisuais do espetáculo desportivo.

    O que é o Direito de Arena?

    O direito de arena é aquele proveniente da participação dos atletas profissionais nas transmissões desportivas. Esse direito, cuja regulamentação atual se apresenta na Lei 9.615 de 1998, se iniciou em 1973 com a Lei de Direitos Autorais, passando também pela Lei 8.672, de 1993. Sua base legal tem como natureza a impossibilidade da utilização de imagens de terceiros comercialmente sem a obrigação de indenização. Tem como base maior o artigo da Constituição Federal, ratificado no Código Civil no capítulo “direitos de personalidade”.

    Conheça a Lei:

    LEI Nº 9.615, DE 24 DE MARÇO DE 1998

    Institui normas gerais sobre desporto e dá outras providências.


    Fonte: DOU 20/09/2021

    • Sobre o autorEcossistema de Negócios
    • Publicações1575
    • Seguidores176
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações31
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sancionada-lei-que-modifica-regras-relativas-ao-direito-de-arena/1283331923

    Informações relacionadas

    Roberto H F  Bianchini, Advogado
    Artigoshá 9 meses

    Seguro para Atletas (Pro-Players): Qual o valor da sua mão?

    Senado
    Notíciashá 9 anos

    Projeto torna obrigatória contratação de seguro para atletas em competições internacionais

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)