jusbrasil.com.br
6 de Dezembro de 2021
    Adicione tópicos

    Obrigatoriedade de Escrituração Contábil

    Existe uma obrigatoriedade geral da exigência da escrituração contábil, ou seja, todas empresas devem registrar suas modificações patrimoniais

    Grupo Bettencourt, Contador
    Publicado por Grupo Bettencourt
    mês passado

    Todas empresas, independente do porte ou regime de apuração, são obrigadas a efetuar a Escrituração Contábil, salvo os enquadrados como microempreendedores individuais.

    Entretanto, para que os microempreendedores possam distribuir lucros, ou seja, demonstrar os recebimentos da pessoa física, devem efetuar a escrituração.

    Conforme dispõe o Código Civil Brasileiro, o empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.

    Portanto, existe uma obrigatoriedade geral da exigência da escrituração contábil, ou seja, todas empresas devem registrar suas modificações patrimoniais.

    Há apenas um única exceção para esta obrigatoriedade geral: o pequeno empresário.

    Considera-se pequeno empresário, para efeito de aplicação do disposto de dispensa legal da escrituração contábil, o empresário individual caracterizado como microempresa na forma da Lei Complementar 123/2006 (Simples Nacional) que aufira receita bruta anual de até R$ 81.000,00 (oitenta e um mil reais).

    Desta forma, as empresas que não possuem as características para estarem inclusas na exceção, estão obrigados a efetuarem a escrituração contábil.

    Bases: artigo 68 da Lei Complementar 123/2006 artigos 970 e 1.179 da Lei 10.406/2002 (Código Civil Brasileiro)

    Fonte

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)