Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Decreto dispensa reconhecimento de firma e simplifica atendimento em serviços públicos

Um decreto presidencial promete simplificar o atendimento prestado aos usuários dos serviços públicos do serviço federal e gerar economia ao bolso do contribuinte.

Publicado por Grupo Bettencourt
há 7 anos

Isso porque uma das novidades do decreto de 9.094 é a dispensa do reconhecimento de firma e autenticação de documentos, além da criação da Carta de Serviço ao Usuário. O documento deverá informar as formas de acesso aos serviços e os compromissos e padrões de qualidade do atendimento ao público.

Segundo o texto, o reconhecimento de firma será solicitado “exceto se existir dúvida fundada quanto à autenticidade ou previsão legal, fica dispensado o reconhecimento de firma e a autenticação de cópia dos documentos expedidos no País e destinados a fazer prova junto a órgãos e entidades do Poder Executivo federal".

"A autenticação de cópia de documentos poderá ser feita, por meio de cotejo (Comparação feita entre uma coisa e outra), da cópia com o documento original, pelo servidor público a quem o documento deva ser apresentado", cita o decreto."A apresentação de documentos por usuários dos serviços públicos poderá ser feita por meio de cópia autenticada, dispensada nova conferência com o documento original", acrescenta.

O texto também estabelece que os usuários possam apresentar uma Solicitação de Simplificação, batizada de formulário Simplifique, caso os órgãos e entidades do Poder Executivo Federal não coloquem em prática as determinações da lei.

A Solicitação de Simplificação deverá ser apresentada, preferencialmente, por meio eletrônico, em canal único oferecido pela Ouvidoria-Geral da União, do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, que tem 180 dias da data de publicação para disponibilizar os meios necessários ao Simplifique.

O decreto entrou em vigor na data de sua publicação, 17 de julho de 2017.

Fonte.

  • Sobre o autorEcossistema de Negócios
  • Publicações1571
  • Seguidores176
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações458
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/decreto-dispensa-reconhecimento-de-firma-e-simplifica-atendimento-em-servicos-publicos/491165472

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)