Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Valores do tráfico de drogas serão integrados nas contas do PIB da França

Se o Brasil utilizar essa metodologia, teremos o maior PIB mundial!

Publicado por Grupo Bettencourt
há 6 anos


No dia 30, o Instituto de Estatística francês anunciou que decidiu integrar o tráfico de drogas no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) do país europeu, o que pode levar a uma revisão de “alta ligeira” do indicador no país.

O Instituo Nacional de Estatística e Estudos Económicos (Insee) francês anunciou em comunicado que irá “considerar o consumo de entorpecentes e as atividades ligadas a esse consumo no território nacional”.

Feita a pedido do instituto europeu de estatística (Eurostat), a consideração é destinada a alinhar as estatísticas do país com as de outros países europeus. Mas, destaca o Negócios, a consideração levará a “uma revisão de ligeira alta do nível do PIB” francês.

Ronan Mahieu, diretor do departamento de contas nacionais do Instituto, adiantou à AFP que se tratam de “revisões marginais”, evocando o número de “alguns milhares de milhões” de euros a somar ao PIB francês. “Isto não influenciará o número do crescimento” em 2017, afirmou.

A decisão surge na sequência de um debate lançado pelo Eurostat em 2013, em que a agência estatística europeia solicitou aos Estados membros que integrassem as atividades como o tráfico de drogas e a prostituição nas estatísticas nacionais, argumentando que se tratavam de transações comerciais consentidas livremente.

Muitos países decidiram integrar as novas normas com o objetivo de harmonizar os dados fornecidos pelos países europeus, uma vez que as atividades são consideradas legais em alguns Estados, como os Países Baixos, o que aumenta o seu PIB, e ilegais em outros, destaca o jornal.

Sempre que aplicado, o novo sistema traduziu-se na revisão em alta do valor do PIB dos países. Por sua vez, o Insee tinha já aceito considerar as receitas do tráfico de drogas no ‘rendimento nacional bruto’, destinado a determinar a contribuição da França para o orçamento da União Europeia, mas não no PIB.

Fonte.

  • Sobre o autorEcossistema de Negócios
  • Publicações1575
  • Seguidores176
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações551
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/valores-do-trafico-de-drogas-serao-integrados-nas-contas-do-pib-da-franca/542371711

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)