Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Vantagens de declarar o Imposto de Renda nas primeiras semanas

Um dos principais benefícios é a maior chance de receber a restituição mais cedo

Publicado por Grupo Bettencourt
há 6 anos


O período de declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) se inicia nesta quinta-feira, 1º de março, se estendendo até 30 de abril. Existem algumas vantagens para quem se antecipa e faz sua declaração nos primeiros dias.

O contribuinte já pode baixar o programa gerador desde a última segunda-feira, 26. A Secretaria da Receita Federal informou nesta sexta-feira, 23, que espera receber 28,8 milhões de declarações do IRPF em 2018 dentro do prazo legal.

Receber a restituição mais cedo

Quem declara logo no começo do prazo tem chance de receber a restituição mais cedo. A fila de restituição prioriza idosos e portadores de doenças graves, mas após esse público receber, obedece uma ordem de entrega da declaração. Portanto, quem declara primeiro, recebe restituição antes.

Segundo o professor de economia da Universidade 7 de Setembro (UNI7) Ricardo Coimbra, esse é principal motivo para se antecipar a declaração do IR. "Facilita principalmente quanto ao procedimento que lhe dá a restituição. À medida que se tem uma restituição, a declaração de imposto de renda vai ser processada mais rápido, e você vai estar na fila antes de todo mundo. Assim, o recebimento é mais rápido em relação às outras pessoas."

Lembrando que as restituições são pagas de junho a dezembro para declarações em conformidade com os requisitos.

Menor chance de errar na declaração

Existe o velho ditado que diz que "a pressa é inimiga da perfeição". Isso pode ser levado em conta na decisão de fazer a declaração mais cedo e evitar cair na "malha fina" por um erro. Quem se antecipa no preenchimento tem mais tempo para conferir possíveis erros.

"Você tem um prazo para enviar a declaração. Se você identifica que tem alguma falha, deixou informação, você ainda tem um período pra fazer a chamada 'declaração retificadora', e corrigir a declaração", diz Ricardo Coimbra.

Tempo maior para reunir documentos

É comum os declarantes perceberem que falta algum documento na hora de fazer o processo. Com a antecipação, o contribuinte tem mais tempo para reunir os documentos que faltam para conclusão da declaração.

De acordo com o professor Coimbra, o programa do IRPF torna o processo bem "autodidático" e já discrimina toda a documentação necessária também. "Tem números da própria Receita Federal pra tirar dúvidas, e se você faz tem toda a documentação, sabe os números, fica mais fácil – e quando falta algum tipo de documentação, o próprio sistema mostra lá."

Evita o congestionamento do site

Com a decisão de fazer a declaração antes do prazo final, o contribuinte evita possíveis problemas no site da Receita Federal nos dias finais. O site tende a congestionar pelo alto número de acessos ao mesmo tempo. Conforme Ricardo Coimbra, apesar de se "observar que, ao longo do tempo, a força do congestionamento está diminuindo", mesmo assim é "importante evitar os últimos dias" e acabar "não conseguindo processar a declaração" e "incorrer em pagamento de multas".

Saber antes o quanto irá receber

Quando a declaração é feita antes, mais rápido se sabe quanto terá a receber na restituição. Também é possível descobrir com antecedência o quanto terá a pagar caso haja algum imposto pendente. Declarando antes o cidadão pode se planejar financeiramente.

"Muitas pessoas utilizam o envio da declaração do IR para, às vezes, pagar algumas dívidas. Se ela tem um valor de restituição a receber e já enviou a delaração, tem um comprovante. A instituição financeira à qual foi informada já sabe de que ela pode ter o crédito daquele contribuinte no período de liberação da restituição", explica o professor Coimbra.

Evitar pagar multa

Deixar para fazer a declaração depois do prazo acarreta em multa. O contribuinte está sujeito à multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.

Faça a declaração no site da Receita Federal: www.receita.fazenda.gov.br

Documentos necessários:

- CPF de dependentes maiores de 8 anos

- Declaração do IR de 2017

- Comprovantes de pagamento de pensão alimentícia ou recebimento de pensão alimentícia de valor superior a R$ 1.903,98

- Comprovantes de despesas com saúde

- Organizar guias de recolhimento do INSS, caso tenha empregado doméstico

- Comprovantes de despesas com educação

- Comprovante de rendimentos no RH da sua empresa

- Informe de rendimentos no site do seu banco

- Documentos de compra ou venda de carros e imóveis

- Guias de recolhimento do INSS de domésticos, recibos de aluguel, pensão alimentícia e outros

- Documentos referentes a doações, heranças, empréstimos bancários e consórcios realizados em 2017

Fonte.

______________________________________________________

Gostou? Clique em RECOMENDAR, para que possamos partilhar o conhecimento e fazermos a diferença.

Tem uma opinião sobre o tema? Gostaria de compartilhá-la? Comente!

Cordialmente.

  • Sobre o autorEcossistema de Negócios
  • Publicações1575
  • Seguidores176
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações245
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vantagens-de-declarar-o-imposto-de-renda-nas-primeiras-semanas/551512789

Informações relacionadas

[Modelo] Minuta de acordo pensão alimentícia

IR sem Erro
Artigoshá 4 anos

Pensão Alimentícia, você declara no seu imposto de renda?

DellaCella Souza Advogados, Advogado
Notíciashá 10 anos

Como declarar pensões pagas aos filhos no imposto de renda

Patrícia Marques Cavalcante, Advogado
Modeloshá 2 anos

Petição de Pensão por Morte

Aline Vieira de Eça, Advogado
Modeloshá 7 anos

[Modelo] Acordo de Pensão Alimentícia

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)