Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Confira o funcionamento dos serviços municipais durante jogos do Brasil na Copa

    Horas não trabalhadas deverão ser compensadas até o dia 31 de outubro de 2018

    Publicado por Grupo Bettencourt
    há 6 anos


    Um decreto assinado pelo prefeito Bruno Covas e publicado no Diário Oficial deste sábado (9) estabelece como será o expediente dos órgãos e entidades da administração pública municipal direta, das autarquias e das fundações nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2018 (veja tabela abaixo).

    As horas não trabalhadas deverão ser compensadas até o dia 31 de outubro de 2018. Não poderá ocorrer a suspensão do expediente nas unidades cujas atividades de atendimento ao público não possam ser interrompidas, como hospitais e prontos-socorros, por exemplo.

    Data

    Dia da semana

    Horário do Jogo

    Expediente Suspenso

    Primeira

    Fase

    22 de junho - sexta-feira - 09h até as 13h

    27 de junho - quarta-feira - 15h a partir das 13h

    Oitavas de final

    02 de julho ou 03 de julho

    segunda-feira ou terça-feira 11h até as 15h

    Quartas de final

    06 de julho sexta-feira 15h a partir das 13h

    Semifinal

    10 de julho ou 11 de julho

    terça-feira ou quarta-feira

    15h a partir das 13h

    Confira como será o funcionamento nos dias de jogos do Brasil:

    Saúde

    Os hospitais, prontos-socorros, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e AMA 24 horas funcionarão o dia todo, ininterruptamente. As AMAs tradicionais abrem de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h, e vão funcionar normalmente nos dias de jogos. As AMA/UBS Integradas também funcionarão normalmente, das 7h às 19h.

    As AMAs Especialidades, UBS Integrais e as unidades da Rede Hora Certa, assim como os Ambulatórios de Especialidades (AE) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) se enquadram no esquema de meio expediente, conforme tabela.

    As duas unidades do Hospital Veterinário das zonas Norte e Leste funcionarão normalmente.

    Educação

    A organização proposta pela Secretaria Municipal de Educação possibilita que cada escola defina seu funcionamento em dias de jogos da Seleção Brasileira. Em caso de suspensão das aulas, estas deverão ser repostas em um calendário a ser informado às famílias.

    Assistência Social

    Todos os serviços da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social funcionam normalmente nos jogos do Brasil na primeira fase da Copa do Mundo. Nos horários das partidas, devem ser realizadas atividades voltadas à festividade do evento.

    Prefeituras Regionais

    Funcionarão de acordo com os horários estabelecidos na tabela acima.

    Feiras livres, mercados municipais e sacolões

    As feiras livres, os sacolões e mercados municipais funcionarão normalmente. Já as 24 unidades do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe) seguirão o mesmo horário de funcionamento das Prefeituras Regionais.

    Esportes e Lazer

    O expediente estará suspenso conforme determina o decreto. Na sexta-feira (22), dia do segundo jogo do Brasil na Copa, por exemplo, os clubes da SEME estarão de portões fechados até as 13h. O mesmo vale para os casos em que a suspensão ocorre a partir das 13h ou até as 15h. As empresas terceirizadas (vigilância, limpeza, tratamento de piscinas e onde houver monitoramento aquático) trabalharão normalmente, conforme o contrato.

    Verde e Meio Ambiente

    Os equipamentos sob responsabilidade da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) como o Viveiro Manequinho Lopes e a Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ) seguirão os horários da tabela.

    - Os Planetários do Carmo e Ibirapuera funcionam da seguinte maneira nos jogos da primeira fase do Mundial:

    17/06 (domingo) – expediente suspenso

    22/06 (sexta) – expediente volta às 13hs

    27/06 (quarta) – expediente até as 13hs

    Os parques municipais, também sob responsabilidade da SVMA, funcionarão normalmente nos dias de jogos da Copa.

    - O Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS), com sede no Parque Anhanguera e a Divisão Técnica de Medicina Veterinária e Manejo da Fauna Silvestre ou Divisão de Fauna (DEPAVE-3), localizado no Parque Ibirapuera, por sua vez, terão seu funcionamento modificado apenas nos dias 17, 22 e 27 de junho, desta forma:

    17/06 (domingo) – A Divisão de Fauna ficará de plantão telefônico, das 8h às 17h e o CeMaCAS irá receber animais normalmente, até as 14h.

    22/06 (sexta-feira) – A divisão de Fauna, no Ibirapuera, estará fechada no dia do jogo, disponível apenas em plantão telefônico, das 8h às 17h. O CeMaCAS, por sua vez, funcionará normalmente.

    27/06 (quarta-feira) – Neste dia, a Divisão de Fauna mantém recebimento e plantão telefônico funcionando normalmente. No CeMaCAS o funcionamento também é normal, com funcionários em rodízio.

    Direitos Humanos e Cidadania

    O funcionamento dos equipamentos da Coordenação de Políticas para as Mulheres vai seguir a tabela. Nos Centros de Cidadania LGBTI, não haverá alteração no horário de funcionamento.

    CET

    Desde segunda-feira (11), houve mudanças nas regras de estacionamento de vias nos bairros Vila Madalena e Pinheiros. A maior parte das alterações será temporária e válida somente para o período da Copa do Mundo na Rússia.

    Os veículos ficarão proibidos de estacionar em período integral nos seguintes trechos das vias:

    - Ruas Wisard e Inácio Pereira da Rocha, entre as ruas Girassol e Morato Coelho;

    - Ruas Girassol, Fidalga, Fradique Coutinho e Morato Coelho, entre as ruas Inácio Pereira da Rocha Wisard;

    - Rua Aspicuelta, em toda extensão;

    - Avenida Faria Lima, próximo ao Largo da Batata.

    Também houve ajustes na política de estacionamento das ruas Purpurina e Rodésia, na Vila Madalena. Com o objetivo de facilitar a acessibilidade local e o transporte público, os veículos não podem estacionar em toda extensão dessas vias de segunda-feira a sábado, das 7h às 20h.

    Não estão previstos bloqueios nos dias de jogos. No entanto, em caso de necessidade, a Companhia de Engenharia de Tráfego poderá colocar em prática um plano operacional de contingência para monitoramento do trânsito.

    Transporte

    De acordo com a SPTrans, nos dias 22 (sexta-feira) e 27 (quarta-feira) os postos de venda e lojas de rua e atendimento nos terminais de ônibus e no Expresso Tiradentes funcionarão normalmente.

    Na sexta-feira (22), para o jogo da primeira fase entre Brasil e Costa Rica, marcado para as 9h, o funcionamento dos postos da SPTrans nas Prefeituras Regionais será realizado a partir das 13h. Já no dia da partida entre Brasil e Sérvia, na quarta-feira (27), o atendimento será até as 13h.

    Operação dos ônibus

    A SPTrans informa que, durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo em dias úteis, as linhas de ônibus serão monitoradas em tempo real e a oscilação da frota durante os horários de pico deve se adequar à demanda apresentada.

    Para mais informações ligue 156 ou acesse http://sptrans.com.br/

    Transporte público e Sistema Viário

    O Departamento de Transportes Públicos (DTP) seguirá as determinações do Decreto nº 58.267, de 08 de junho de 2018, que estabelece o expediente nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2018.

    Já o Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) manterá 50% das atividades operacionais nos pontos de atendimento aos munícipes dos departamentos DSV Protocolo Geral, DSV.AE (Cartão do Idoso e Cartão Defis), DSV.AJ (Jurídico) e GSU (Multas), também em atendimento ao referido decreto.

    Inovação e Tecnologia

    O Descomplica SP, programa inspirado no Poupatempo implantado junto à Prefeitura Regional de São Miguel Paulista, a rede de 133 Telecentros e as 12 unidades dos laboratórios de fabricação digital Fab Lab Livre SP, equipamentos públicos coordenados pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, obedecerão o estabelecido pelo Decreto 58.267, da Prefeitura de São Paulo.

    As únicas exceções ficarão por conta das unidades Fab Lab Livre SP do Centro Cultural da Juventude e da Casa da Memória de Itaquera, que estarão abertas e transmitirão os jogos ao público por meio de telões. Quando os jogos ocorrerem nos finais de semana, dias em que esses equipamentos normalmente não funcionam, todos eles permanecerão fechados.

    Para ter acesso à localização e ao horário do expediente de cada uma das 12 unidades FabLab, rede de laboratórios públicos de fabricação digital que permite o desenvolvimento e a construção de projetos de forma colaborativa e o compartilhamento do conhecimento e o acesso às novas tecnologias, basta acessar o link www.fablablivresp.art. br/onde-tem.

    A listagem dos 133 Telecentros, unidades do primeiro programa de inclusão digital da cidade de São Paulo, pode ser encontrada no link: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/inovacao/inclusao_digital/index.php?p=246630

    Cultura

    O segundo jogo do Brasil, nesta sexta-feira (22), muda o horário de funcionamento de alguns equipamentos e serviços desta área. Confira:

    Arquivo Histórico Municipal - aberto das 13h às 19h

    Beco do Pinto - aberto a partir das 13h

    Biblioteca Mario de Andrade - aberta a partir das 13h até as 22h

    Bibliotecas Municipais - abertas a partir das 13h

    Bosques de Leitura - fechados

    Capela do Morumbi – aberta a partir das 13h

    Casa da Imagem (antiga Casa nº 1) - aberta a partir das 13h

    Casa de Cultura Brasilândia - aberta o dia todo

    Casa de Cultura Butantã - aberta o dia todo

    Casa de Cultura Campo Limpo (Nathalia Rosemburg) - aberta o dia todo

    Casa de Cultura Da Vila Guilherme (Casarão) - aberta o dia todo

    Casa de Cultura Freguesia do Ó (Salvador Ligabue) - aberta a partir das 13h

    Casa de Cultura Guaianases - aberta a partir das 13h

    Casa de Cultura Hip Hop Leste (Cidade Tiradentes) (Espaço Cultural Casa da Fazenda) -aberta das 9h às 21h

    Casa de Cultura Hip Hop Sul (Cora Coralina) - aberta das 9h às 21h

    Casa de Cultura Itaim Paulista - aberta a partir das 13h

    Casa de Cultura Itaquera (Raul Seixas - Parque Raul Seixas) - aberta das 13h às 18h

    Casa de Cultura M’ Boi Mirim - aberta o dia todo

    Casa de Cultura Santo Amaro (Manoel Cardoso de Mendonça) - aberta a partir das 13h

    Casa de Cultura Santo Amaro (Paço Cultural Julio Guerra Casa Amarela - fechada para reformaCasa de Cultura São Mateus - aberta a partir das 13h

    Casa de Cultura São Miguel Paulista (Antonio Marcos) - aberta a partir das 13h

    Casa de Cultura São Rafael - aberta a partir das 13h

    Casa de Cultura Tremembé - fechada

    Casa de Cultura do Ipiranga (Chico Science) - aberta a partir das 13h

    Casa do Bandeirante – aberta a partir das 13h

    Casa do Grito – aberta a partir das 13h

    Casa do Sertanista (Casa do Caxingui) - aberta a partir das 13h

    Casa do Tatuapé - aberta a partir das 13h

    Casa Modernista - aberta a partir das 13h

    Centro Cultural São Paulo - aberto a partir das 13h

    Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso - fechado

    Centro Cultural da Penha - aberto a partir das 13h

    Centro Cultural de Vila Formosa - aberto

    Centro Cultural do Grajaú (Palhaço Carequinha) - aberto

    Centro Cultural do Jabaquara - aberto a partir das 13h

    Centro Cultural Olido - aberto

    Centro Cultural Santo Amaro - aberto a partir das 13h

    Centro Cultural Tendal Da Lapa - aberto a partir das 13h

    Centro Da Memória do Circo - aberto

    Centro De Formação de Cidade Tiradentes - aberto a partir das 13h

    Chácara Lane - aberta a partir das 13h

    Escola Municipal de Bailado - fechada

    Escola Municipal de Iniciação Artística - fechada

    Escola Municipal de Música - fechada

    Fundação Teatro Municipal / Praça das Artes - verificar programação no site www.theatromunicipal.org.brHemeroteca - atendimento mediante agendamento

    Monumento à Independência (Capela Imperial) - aberto a partir das 13h

    Oca (Pavilhão Lucas Nogueira Garcez) - aberto a partir das 13h

    Polo Cultural e Criativo Vila Itororó - fechado

    Ponto de Leitura Piqueri - fechado

    Sítio da Ressaca - aberto a partir das 13h

    Sitio Morrinhos - aberto a partir das 13h

    Solar da Marquesa de Santos - aberto a partir das 13h

    Teatro Alfredo Mesquita - aberto a partir das 13h

    Teatro Artur Azevedo - aberto a partir das 13h

    Teatro Cacilda Becker - aberto a partir das 13h

    Teatro Décio de Almeida Prado - fechado

    Teatro Flávio Império - aberto

    Teatro João Caetano - aberto a partir das 13h

    Teatro Paulo Eiró - aberto a partir das 13h

    SERVIÇOS FUNCIONAMENTO

    Hospitais, pronto-socorros, unidades de

    pronto-atendimento (UPA) e AMAs 24 Horas

    Funcionam o dia todo

    sem interrupção

    AMAs tradicionais e AMA/UBS Integradas

    Funcionam normalmente

    das 7h às 19h

    AMAs Especialidades, UBSs Integrais, Unidades da Rede Hora Certa, Ambulatórios de Especialidades e UBS

    Seguem o decreto

    Hospitais veterinários

    Funcionam normalmente

    Educação

    Cada escola define se haverá interrupção

    Serviços de assistência social

    Funcionam normalmente

    Prefeituras Regionais Seguem o decreto

    Feiras livres, mercados municipais e sacolões Funcionam normalmente

    Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe) Segue o decreto

    Clubes da Secretaria de Esportes e Lazer Seguem o decreto

    Parques Municipais Funcionam normalmente

    Centros de Cidadania LGBTI Funcionam normalmente

    Postos de venda da SPTrans e Lojas de Rua Funcionam normalmente

    Operação dos ônibus Será adequada à demanda

    Departamento de Transportes Públicos (DTP) Segue o decreto

    Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV)

    Manterá 50% das atividades operacionais nos horários definidos pelo decreto

    Descomplica SP, Telecentros e Fab Lab Livre SP

    Seguem o decreto

    Fonte

    • Sobre o autorEcossistema de Negócios
    • Publicações1575
    • Seguidores176
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações350
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/confira-o-funcionamento-dos-servicos-municipais-durante-jogos-do-brasil-na-copa/592931205

    Informações relacionadas

    Zona sul terá mais um hospital-dia da Rede Hora Certa da prefeitura

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)