Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Convenção coletiva (CCT) permite que comércio da capital adote jornadas de trabalho diferenciadas

Dispositivo prevê a adoção de jornadas parcial, reduzida, 12x36 e "semana espanhola".

Publicado por Grupo Bettencourt
há 5 anos

Além de possibilitar que pequenas empresas adotem o Regime Especial de Piso Salarial (Repis) e de dispor sobre a compensação de folgas por expediente nos domingos e feriados, a convenção coletiva de trabalho (CCT) dos comerciários da capital paulista traz novidades que flexibilizam a jornada de trabalho dos empregados do setor de comércio paulistano.

Com a aprovação da Reforma Trabalhista no ano passado, pela primeira vez a CCT permite que o comerciário seja contratado em regime de trabalho intermitente – modalidade em que a prestação de serviço não é contínua. Para isso, a empresa interessada deve firmar, sob assistência da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), um acordo coletivo com o sindicado laboral da categoria.

A remuneração do funcionário contratado nessa modalidade deve corresponder à do salário-hora do paradigma (empregado cuja remuneração serve de equiparação para o salário de outro trabalhador na mesma função).

Jornadas flexíveis

Outras novidades previstas na CCT são algumas formas de flexibilização da jornada de trabalho dos comerciários, que, em condições normais, regem-se pela Lei nº 12.790/2013, que regulamentou o exercício da profissão de comerciário.

Uma delas é a chamada “semana espanhola”. Nesse sistema, o funcionário pode trabalhar 48 horas em uma semana, desde que reduza a jornada para 40 horas na seguinte, obtendo, desse modo, uma média de 44 horas nos dois períodos.

O dispositivo coletivo também prevê as seguintes jornadas diferenciadas: parcial, cuja duração não excede 30 horas semanais; reduzida, superior a 30 horas e inferior a 44 horas semanais; e especial 12x36, em que o expediente pode ser estendido para 12 horas, desde que o trabalhador descanse pelas próximas 36 horas.

Tanto a semana espanhola como as jornadas flexíveis precisam ser celebradas por meio de um termo de aditamento. O documento deve ser encaminhado pela empresa à entidade patronal representativa de seu segmento.


Fonte: FECOMÉRCIO-SP

  • Sobre o autorEcossistema de Negócios
  • Publicações1571
  • Seguidores176
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações248
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/convencao-coletiva-cct-permite-que-comercio-da-capital-adote-jornadas-de-trabalho-diferenciadas/643624294

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)